Secretário Municipal fala sobre os rumos da saúde privada em Salvador

Debate sobre saúde privada em Salvador
Arquivo

Os prestadores privados de saúde estão enfrentando um cenário de enormes dificuldades, geradas, principalmente, por questões financeiras oriundas da gestão municipal anterior. A falta de recursos devido a pagamentos atrasados tem gerado problemas para os prestadores como a falta de crédito na praça, impossibilitando a manutenção das unidades privadas de atenção à saúde, além das paralisações dos funcionários por falta de pagamento, gerando encargos trabalhistas e outros.

Para esclarecer esses e outros gargalos do segmento de saúde privada da capital baiana, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb) promoverá, para seus afiliados, uma palestra com o atual Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, nesta sexta-feira (16), às 14h, no auditório do Sindhosba - Caminho das Árvores.

Com o tema “Os rumos da saúde privada em Salvador, nos próximos quatro anos”, o secretário discorrerá sobre o planejamento elaborado pela Secretaria para hospitais, clínicas e demais prestadores privados de saúde da capital, e irá expor os impactos do estudo detalhado da pasta para os estabelecimentos particulares da saúde.

O presidente da Ahseb, Ricardo Costa, acredita que as políticas de saúde pública, em relação às instituições privadas, vêm mudando muito nos últimos anos. “Essas mudanças têm influenciado no teto orçamentário das clínicas privadas e isso tem preocupado os gestores. Clínicas que viviam de SUS estão passando por dificuldades financeiras por conta da reestruturação organizacional que o governo do atual prefeito está realizando. O secretário virá explicar justamente questões como essas aos nossos associados”, afirmou Ricardo.

O evento é uma parceria entre a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Ahseb), o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia (Sindhosba) e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS).

O palestrante - José Antônio Rodrigues Alves é formado em Administração de Empresas pela UFBA e pós-graduado em Administração Financeira e Auditoria Contábil de Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).  Foi secretário da Saúde do Estado da Bahia durante a gestão de Paulo Souto (2004 – 2008), Consultor de Gestão em Saúde junto ao Setor Privado e provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia/Hospital Santa Izabel. Foi convidado pelo prefeito ACM Neto para implementar o modelo de choque de gestão na Secretaria da Saúde de Salvador.